Entrevista com Bruno Oliveira,
colaborador do espaço cultural Jaboticasa
por Sophia Assunção
Espaço Jaboticasa contrubui com a cena cultural uberlandense.
A cidade de Uberlândia é bastante conhecida por dar pouco espaço para arte e cultura. Poucos ambientes são destinados a apresentações culturais, peças de teatro e exposições de quadros e obras para artistas tantos brasileiros como internacionais. O teatro municipal, hoje conhecido como o principal ponto de representação artística na cidade demorou anos para ficar pronto por falta de investimento e conclusão da obra pela prefeitura da cidade. Apenas após essa finalização mais artistas e apresentações culturais começam a fazer parte de uma realidade da cidade do Triângulo Mineiro.
A Jaboticasa é outro desses espaços destinados a cultura na cidade e já promoveu alguns eventos como o São João na Jaboticasa, a Oficina de elaboração de projetos culturais e o Brasilidades. Localizada perto da Universidade Federal de Uberlândia, é apresentada como uma casa para apresentações culturais principalmente para estudantes da cidade. Confira a seguir a entrevista com o ator, produtor cultural e poeta Bruno Oliveira, um dos colaboradores do espaço.
1 - O que é a Jaboticasa?
Bruno: JABOTICASA é um espaço cultural formado por cinco amigos e estudantes do curso de teatro da Universidade Federal de Uberlândia, com o intuito de potencializar as produções artísticas autônomas e coletivas. Criando um espaço de encontro, intercâmbios culturais em nossos eventos e de formação.
2 - Quando ela foi criada?
Bruno: Ela foi criada em junho de 2018.
3 - Onde ela se localiza?
Bruno: Localiza-se na Rua Hildebrando Oliva, número 735, na antiga dois, do bairro Santa Mônica - Uberlândia/Minas Gerais.
4 - Como surgiu essa ideia?
Bruno: A JABOTICASA nasce do anseio de se criar um espaço que agregaria todas as linguagens artísticas, trazendo um tom alternativo para a cidade de Uberlândia. O intuito do espaço cultural, além dos eventos temáticos, é de convidar oficinas formativas no âmbito das artes e da utilização da nossa Sala Criativa para ensaios, encontros de grupos, reuniões, etc.
5 - Quem são os criadores? Surgiram novos participantes?
Bruno: Os criadores são Bruno Oliveira (SP), Gabriela Diniz (MG), Nicolle Machado (MA), Mateus Navarro (MG) e Yuri Leite (SP), ambos estudantes do curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia. Ao longo da construção do espaço, surgiu a Maria Duda (AL) como parceira e amiga do nosso espaço. O bacana é que a partir dessa união surgiu um intercâmbio cultural entre nós mesmos, podendo conhecer um pouco da cultura local de cada um, refletindo esses aspectos consequentemente em nossos eventos.
6 - Qual o papel de cada um nesse projeto?
Bruno: Cada integrante faz um pouco de tudo na gestão do espaço, intensificando as habilidades individuais. Quando há alguma proposta para o espaço, todos se mobilizam para a realização.
7 - Vocês procuram parcerias?
Bruno: Com certeza. Queremos ampliar o espaço com propostas inovadora, então abrir o espaço para novas parcerias se torna muito importante. Isso fortalece os nossos objetivos de expansão e conhecimento da JABOTICASA.
8 - Qual o critério para participar?
Bruno: Não há nenhum critério, gostamos de boas ideias e de pessoas dispostas em criar proposições inovadoras.
9 - Qual o intuito de vocês com o projeto?
Bruno: Ter um espaço no bairro Santa Mônica, próximo a Universidade Federal de Uberlândia, que promova eventos artísticos culturais para os estudantes da universidade e a comunidade uberlandense.
10 - Que tipo de evento vocês promovem?
Bruno: Eventos temáticos com exposição e venda de produtos artísticos/artesanais, oficinas formativas, Cine Jaboticasa, Sala Criativa para encontros, ensaios e reuniões.
11 - Para frequentar o local, a entrada é gratuita ou vocês cobram algum valor?
Bruno: Em nossos eventos cobramos uma entrada de 2-5 reais para que o espaço seja acessível a todas as pessoas, e pensando também no nosso público alvo que são os estudantes. Já para a utilização do espaço para outros trabalhos, negociamos os valores com o proponente da ideia.
12 - Existiu algum empecilho para a criação do projeto?
Bruno: Não. Desde o início, a formação da JABOTICASA foi de maneira tranquila e bem arquitetada.
13 - A Universidade Federal de Uberlândia tem algum papel na criação desse projeto, já que alguns alunos da universidade fazem parte?
Bruno: A Universidade Federal de Uberlândia é a principal causa da união desse grupo, Gabriela apadrinhou Bruno na entrada do curso, a partir dali já se criou um laço. Yuri e Mateus eram da mesma turma e também amigos de Bruno. Nicolle, que já está no meio do processo de mestrado estava à procura de um lugar tranquilo para ficar e nos encontrou nessa caminhada. Foi na UFU que esse grande encontro ocorreu.
E aí, ficou interessado em conhecer o espaço? Tem evento dia 23 de novembro às 20 horas e a entrada é apenas 5 reais. Entre as atrações se encontram Discoteca Afrobeat, Dub e Hip-Hop, Dj Snoop e o pocket show com Bruno Oliveira. Além disso, haverá exposição e venda de artes visuais.