Conheçam um pouco mais sobre a banda Deminux
por Eric Borges
Banda Deminux momentos antes do Festival Timbre.
A banda Deminux é composta pelos cantores Kaique Ferreira Caixeta e Vinícius Henrique Sousa Dias, mais conhecidos como Ika Zambelli e Lolitto Mamberti.
Ika tem 24 anos, nasceu em Guimarânia mas viveu a maior parte da sua vida em Patrocínio, começou a cantar quando criança por influência de seus familiares que são músicos e na adolescência cantou na Igreja e em peças de teatro, além de integrar a banda, também trabalha como fonoaudiólogo. Lolitto tem 20 anos, nasceu em Uberlândia e também começou a cantar quando criança e com 13 anos começou a cantar no coral da igreja, atualmente também dá aulas de inglês.
Ambos desde sempre, sonhavam em seguir carreira como cantores. Os dois se conheceram em 2017 através de um amigo em comum que queria formar uma gayband, porém esse amigo não comparecia nos ensaios e reuniões e a banda ficou formada apenas pelos os dois.
O nome Deminux foi inspirado no acorde Diminuto, e alterado para Deminux. Ika e Lolitto não consideram o Deminux como uma banda de pop pois acham essencial mesclar em todos os ritmos e não se limitarem a apenas um.
Apesar do fato de que o foco inicial era formar uma gayband, a banda não se considera como voltada apenas para o público LGBTQs, mas dizem que suas músicas são feitas pensando em como o público em geral vai se sentir. Ika afirma “Queremos sim levantar a bandeira e apoiar nossas causas, mas queremos levar nossa música a todos”.
A primeira música da banda, lançada no final de 2017, foi uma composição do Lolitto, contam que houve uma dificuldade para acharem um estúdio para gravar a música, mas no final deu tudo certo. Todas suas 4 músicas já lançadas são da autoria do Lolitto, mas dão o spoiller que tem uma já sendo produzida composta pelo Ika, prometem que 2019 será um ano com muito Deminux.
As principais inspirações da banda são Iza, Glória Groove, Michael Jackson e Beyonce, entre várias outras. No quesito moda, possuem um estilo muito autêntico, quando pergunto sobre, Lolitto diz que ama se inspirar em roupas de girlbands e que pegam algumas referências do Pinterest. Todos os seus looks são feitos pela designer Ulissandra Silva, proprietária da loja e confecção RosaKabana.
A Deminux possui alguns covers publicados no seu canal no Youtube e em outras redes sociais, quando pergunto se pretendem continuar com essas postagens Lolitto afirma “Não é o nosso foco, mas de vez em quando a gente posta sim, quando gostamos realmente daquela música e queremos fazer uma versão diferente! ”
Ika e Lolitto concordam que suas maiores dificuldades enquanto banda estão relacionadas a todo tipo de investimento que precisam fazer, seja em produção, clipe, figurino, etc, pois são seus próprios investidores.
Quando pergunto para eles se Uberlândia dá algum apoio para a banda ou se consideram morar na cidade um empecilho, respondem que nem um nem outro, sentem que há uma falta de apoio da cidade para a cultura local, mas que a cidade também nunca complicou nada.
Cantar no Festival Timbre e ter dado entrevista para a emissora Band Triângulo são consideradas suas maiores conquistas, pela visibilidade que isso deu para eles, e claro que também, ver o quanto as pessoas estão abertas para receberem suas músicas.
A banda Deminux no momento está com 3 shows marcados ainda para 2018, na 17º Parada de Orgulho LGBTI de Uberlândia no dia 25 de novembro, na cidade de Patos de Minas no dia 08 de dezembro e na festa Bailão da Freedom no dia 15 de dezembro.
As músicas da banda estão disponíveis em todas as plataformas digitais, e seus clipes já lançados, em seu canal no Youtube (clique AQUI para conferir). Para acompanhar a banda e se informar melhor sobre próximos shows, sigam eles no Instagram (@odeminux).
Contato para shows através do e-mail: contatodeminux@gmail.com
Banda Deminux minutos antes do Festival Timbre.