top of page
Brechós: Moda Acessível

Você conhece os brechós de Uberlândia?

por ERIC BORGES

IMG_3282.jpg

Sophia ajuda com ideias de looks.

    “Resolvi criar o brechó porque eu queria juntar dinheiro e vi que tinham várias peças de roupas que estavam em bom estado e que eu nunca usava, aí quis dar uma utilidade para elas”, explica Sophia Assunção, uma das proprietárias do Cool Trash Brechó.

 

    Um Brechó é uma loja de artigos usados, principalmente roupas, calçados e bijuterias. Geralmente atraem um público mais alternativo, artistas em geral e pessoas de baixa renda e/ou desempregados, bem como aqueles à procura de artigos originais e únicos. Alguns funcionam também por consignação (onde os donos dos objetos deixam os artigos no brechó e recebem uma parte na venda) e/ou por escambo (na base de trocas).

 

     A onda de brechós em Uberlândia está cada vez maior, assim como a Sophia, várias outras pessoas estão aproveitando de roupas que não usam mais para fazer uma graninha extra. Além desses casos, também existem os brechós mais formais, que compram e revendem peças novas e usadas e não trabalham apenas com seus próprios desapegos.

 

    Grande parte dos brechós da cidade trabalham apenas com vendas online, postando fotos no Instagram das peças que estão disponíveis, e caso alguém se interesse pode solicitar um encontro com o vendedor para experimentar a peça e decidir se fará ou não a compra. Como o público atraído pelos brechós é mais alternativo, alguns deles optam por postarem suas fotos com looks montados, dando sugestões, e facilitando a venda do look completo e não apenas de uma peça separada.

 

    Se você não possui conhecimento dos brechós de Uberlândia, vou listar alguns para você:

    Cool Trash Brechó (@cooltrashbrecho): dedicado aos desapegos de Sophia Assunção e Júlia Abate, possui peças de estilos e tamanhos bem variados. As entregas são feitas em Uberlândia e Uberaba.

    Brechó Ok (@brecho.ok): destinado a venda de peças novas e desapegos, trabalha também com parcerias com quem quiser desapegar de alguma peça. As peças são sempre divulgadas com fotos de alguém as vestindo, facilitando a compra dos interessados. O brechó faz entregas em Uberlândia e envios para todo o Brasil.

    Brechó Sete (@brecho.sete): apostando na frase escrita em sua bio no Instagram “não temos gênero”, o brechó conta com roupas muito estilosas que dispensam a ideologia de roupas para mulheres ou para homens, contendo peças para serem usadas por quem se identificar e quiser comprá-las.

    Brechó Only (@brecho_only): destinado apenas para desapegos de peças femininas, o brechó trabalha com a venda não só de roupas, mas também de acessórios e maquiagem. Entregas são feitas apenas em Uberlândia com a taxa fixa de 5 reais.

    Brechó da Manu (@brecho.damanu): diferente dos outros listados, esse faz apenas vendas em sua loja física, situada no bairro Custódio Pereira, mas também utiliza seu Instagram para fazer divulgação das peças disponíveis na loja. Possui peças femininas e masculinas, novas e seminovas.

 

    Agora se você quer encontrar roupas, sapatos e acessórios, com estilo, personalidade e com preços acessíveis, informações não lhe falta. Lembrando que os brechós listados não são nem a metade dos existentes em Uberlândia, mas sim uma forma de apresentação para que você se interesse por esse comércio e busque cada vez mais por brechós que contenham o seu estilo individual, ou até quem sabe, servir de inspiração para que você mesmo crie um e desapegue de algumas pecinhas que não lhe farão falta.

bottom of page